O fogão de piso é um eletrodoméstico que funciona através do uso de combustível, que pode ser gás, eletricidade ou uma combinação de ambos, dependendo do modelo.
Em um fogão de piso a gás, o gás é conduzido através de um tubo que conecta o fogão à fonte de gás, como um botijão ou a rede de gás encanado da residência. Ao acender o fogo em um dos queimadores, o gás é liberado e inflama, produzindo uma chama que aquece a panela ou frigideira colocada sobre o queimador. O fogão de piso a gás também pode possuir recursos adicionais, como acendimento automático, que acende a chama ao girar o botão do queimador, e válvula de segurança, que corta o fluxo de gás em caso de vazamento.
Já em um fogão de piso elétrico, os queimadores são substituídos por resistências elétricas que são aquecidas quando a energia elétrica é aplicada a elas. Os fogões elétricos podem ter diferentes tipos de resistências, como as de espiral e as de vitrocerâmica, que aquecem a panela ou frigideira colocada sobre elas através do calor radiante. Alguns modelos de fogão de piso elétrico também possuem recursos adicionais, como controle digital de temperatura, timer, grill e forno autolimpante.
Os modelos de fogão de piso dual, por sua vez, combinam as vantagens do gás e da eletricidade, oferecendo queimadores a gás e resistências elétricas em um mesmo aparelho. Isso permite que o usuário escolha o modo de cozimento mais adequado para cada situação, aproveitando as vantagens de cada fonte de energia.